terça-feira, 23 de junho de 2009

Atos secretos envolveram 37 senadores desde 1995

terça-feira, 23 de junho de 2009


SenadoSombraSLim










De Josias de Souza, na Folha Online

É grande o rol de senadores envolvidos, direta ou indiretamente, no escândalo da burocracia clandestina do Senado. Notícia de hoje nas páginas do Estadão, pelos repórteres Leandro Colon e Rosa Costa informa:

Desde 1995, pelo menos 37 senadores figuram como beneficiários ou signatários de atos secretos do Senado. Freqüentam a relação também 24 ex-senadores.

O escândalo é pluripartidário. Encontram-se no caldeirão de malfeitos políticos filiados a nove legendas: PT, DEM, PMDB, PSDB, PDT, PSB, PRB, PTB e PR.

Os nomes emergem de atos administrativos antigos. Documentos que permaneciam à sombra e foram publicados, com data da retroativa, nos últimos 30 dias.

Nesta terça, a Mesa diretora do Senado recebe o relatório da comissão constituição em 28 de maio para esquadrinhar os atos editados em segredo.

Detectaram-se cerca de 650 papéis sonegados à Opinião Pública. A prática foi coonestada por todos os presidentes e primeiros-secretários dos últimos 14 anos.

José Sarney, que diz desconhecer os atos secretos, é signatário de alguns deles. Heráclito Fortes, que encomendou o levantamento, também.

Eis alguns exemplos colecionados pelos repórteres:

1. Em março de 2007, Lia Raquel Vaz de Souza foi transferida secretamente do gabinete de Demóstenes Torres para o de Delcídio Amaral.

Lia é parente de Valdeque Vaz de Souza, um dos principais assessores de Agaciel Maia, ex-diretor-geral. Delcídio e Demóstenes afirmam que nem a conhecem.

2. Documento secreto de 6 de dezembro de 1996, trata do controle de frequência dos servidores lotados nos gabinetes dos senadores.

Traz a assinatura do presidente de então, José Sarney. É rubricado também pelos integrantes da Mesa da época, entre eles Renan Calheiros.

3. Em 1998, toda a Mesa presidida por Antonio Carlos Magalhães, morto em 2007 assinou a criação sigilosa de oito cargos de confiança.

4. Cinco anos mais tarde, sob Sarney, criaram-se mais 25 cargos por meio de ato administrativo secreto.

5. Em 21 de fevereiro de 2005, sob a presidência de Renan Calheiros, o Senado dotou os gabinetes dos 81 senadores de sete novos cargos de confiança.

Gente que entrou pela janela, sem concurso, com vencimentos mensais de R$ 9,9 mil. Tudo em segredo.

6. Senadores licenciados, os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações) valeram-se de atos secretos para nomear parentes e amigos.

Os senadores que figuram como beneficiários de atos secretos, com ou sem o consentimento pessoal, são os seguinte:

- Aldemir Santana (DEM-DF)
- Antonio Carlos Júnior (DEM-BA)

- Augusto Botelho (PT-RR)
- Cristovam Buarque (PDT-DF)
- Delcídio Amaral (PT-MS)
- Demóstenes Torres (DEM-GO)
- Edison Lobão (PMDB-MA)
- Efraim Moraes (DEM-PB)
- Epitácio Cafeteira (PTB-MA)
- Fernando Collor (PTB-AL)
- Geraldo Mesquita (PMDB-AC)
- Gilvam Borges (PMDB-AP)
- Hélio Costa (PMDB-MG) licenciado (ministro)
- João Tenório (PSDB-AL)
- José Sarney (PMDB-AP)
- Lobão Filho (PMDB-MA)
- Lúcia Vania (PSDB-GO)
- Magno Malta (PR-ES)
- Marcelo Crivella (PRB-RJ)
- Maria do Carmo (DEM-SE)
- Papaléo Paes (PSDB-AP)
- Pedro Simon (PMDB-RS)
- Renan Calheiros (PMDB-AL)
- Roseana Sarney (PMDB-MA, hoje governadora do MA)
- Sérgio Zambiasi (PTB-RS)
- Serys Slhessarenko (PT-MT)
- Valdir Raupp (PMDB-RO)licenciado (ministro)
- Wellington Salgado (PMDB-MG)

Os senadores que freqüentam a lista por ter assinado, consciente ou inconscientemente, atos secretos como integrantes da Mesa diretora são:

- Antonio C. Valadares (PSB-SE)
- César Borges (PR-BA)
- Eduardo Suplicy (PT-SP)
- Garibaldi Alves (PMDB-RN)
- Heráclito Fortes (DEM-PI)
- Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR)
- Paulo Paim (PT-RS)
- Romeu Tuma (PTB-SP)
- Tião Viana (PT-AC)

Levado ao pelourinho, o ex-diretor-geral Agaciel Maia dissera que os senadores não ignoravam a existência de atos não publicados.

  1. Gostaria de Saber se tem algum Senador do Paraná envolvido.

  2. sergio
    Terça-feira, 23 de Junho de 2009 – 13:46 hs

    pensando bem….nao muda em nada a vida politica brasileira, se for fechado o senado; eles nao servem para nada; e, junto com o fechamento do senado, colocar alguns deles na cadeia, começando pela familia SARNEY; que tal……………..

  3. Damaceno
    Terça-feira, 23 de Junho de 2009 – 14:09 hs

    Esse Senado deveria ser extinto!!!

    Pra que essa Casa? Bastaria só a Câmara!

  4. IEDO OLIVEIRA
    Terça-feira, 23 de Junho de 2009 – 15:16 hs

    O grande protetor dessa gente nessa hora, se chama FORO PRIVILEGIADO. Vejam bem, não é foro por prerrogativa de função, é o foro privilegiado mesmo!!!… O privilégio de responder em condições favoráveis, que acabam encobrindo todos os erros DE TODOS ELES e a nação terá que engolir calada, mais uma vez, toda essa SUJEIRA.

  5. PAPAGAIO DE PIRATA
    Terça-feira, 23 de Junho de 2009 – 15:35 hs

    demitam todos, é o mínino que deveriam fazer e ainda mais ,fazerem devolver os salários obtidos através de maracutais

  6. Terça-feira, 23 de Junho de 2009 – 15:41 hs



    Muito bem, os 623 iniciais já montam a + de 650, não sei porque nem estranho.

    Que o Mentiroso e mau Caráter do Sarney sabe disso desde a sua “nascença”, isso se não é um dos propulsores; Alguém ainda tem dúvida? Ele mesmo é mandatário. O PRESIDENTE DA CASA. – SARNEY – RENUNCIA. seria o ato de maior dignidade de toda a sua vida politica.

    Num dos seus últimos pronunciamentos, Sr. Sarney, o Senhor disse que seria exemplarmente punido quem tivesse algo a Ver com tudo isso. Já se esqueceu? O que está fazendo aí? Onde está o Exemplo?

    Bem, é sabido que essas efetivações geraram custo para a instituição, este como é do domínio público foi pago pelo contribuinte, e pelo que sabemos, ato secreto invalida a nomeação, já que esta devia ter sido tornado pública no dia. Isto posto. Senador SARNEY. QUEM VAI REEMBOLSAR O SONTRIBUINTE.( Porque vc é o responsável queira ou não)


    O Senhor ou a Senhora que trabalharam, a maioria não deve ter trabalhado, receberam a seu mando ou a mando de um subordinado Seu. QUEM VAI DEVOLVER O DINHEIRO AOS COFRES PÚBLICOS? (HEIN!!!! SALAFRÀRIO)

    É Uma pena, vamos ver agora como e qual vai ser o proximo discurso, mas não faça, Suba na TRibuna, eleve a Voz, Olhe a Todos do alto da sua INCOMPETENTE ARROGÂNCIA. Assine lá mesmo a sua renuncia e Vá para o Maranhão. O Senhor já fez a sua cota de Falcatruas, e não vai mesmo ser punido, afinal não é um simples ladrão de galinhas, é bem mais sofisticado.

    Bem aguardemos as maracutaias futuras porque infelizmente isso não vai dar em nada. E não vai ficar só por isso não. Aí vem mais porcaria.

    SARNEY – VOLTA PARA O MARANHÃO -

0 comentários:

 
chegadisso. Design by Pocket